Entre 17 e 63 anos, com escolaridade mínima de Ensino Superior em andamento
O teste Matrizes Progressivas Avançadas de Raven, tem por objetivo proporcionar uma avaliação da inteligência (Fator g) e informações sobre a capacidade edutiva do indivíduo.
Versão Adultos e Crianças
O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, criado por Max Pfister, é uma técnica projetiva que permite a avaliação dos aspectos afetivo-emocionais da personalidade de um indivíduo. É uma ferramenta útil em várias áreas da psicologia.
Entre 18 e 70 anos
A BDEFS avalia deficiências nas Funções Executivas (FE) em adultos, essenciais para orientar e gerenciar atividades cognitivas diárias.
6 a 94 anos
A BPA visa avaliar a capacidade geral de atenção, bem como diferentes tipos específicos: Atenção Concentrada (AC), Atenção Dividida (AD) e Atenção Alternada (AA).
9 a 88 anos
A Bateria Online de Inteligência Emocional (BOLIE) visa analisar elementos cognitivos e de personalidade associados à inteligência emocional em indivíduos, abrangendo todos os níveis educacionais.
6 a 12 anos e 11 meses
O teste CPM-Raven é uma ferramenta de avaliação projetada para medir o "fator G" da inteligência, que representa a habilidade de resolver problemas complexos através do raciocínio intelectual, independentemente da influência da linguagem e do histórico educacional e cultural da pessoa.
7 a 76 anos
O D2-R avalia a atenção concentrada e sustentada, onde o participante deve identificar símbolos-alvo entre similares, sob limitação de tempo.
5 a 88 anos
O Teste da Figura Complexa de Rey é amplamente reconhecido e utilizado em diversos campos das Neurociências como um teste neuropsicológico de destaque. Ele possibilita a avaliação das habilidades de organização visuo-espacial, planejamento, estratégias de resolução de problemas e memória.
6 a 90 anos
O Teste de Casa-Árvore-Pessoa (HTP) é uma técnica acessível, adequada para indivíduos de diferentes níveis educacionais e menos suscetível ao controle consciente do sujeito em comparação com outras abordagens projetivas verbais ou inventários de autorrelato. Amplamente utilizado em diversas áreas da psicologia, como clínica, educacional, seleção e avaliação psicológica em contextos variados, como trânsito, concessão de porte de arma e avaliações psicossociais.
6 a 12 anos e 11 meses
O NEUPSILIN-Inf é um instrumento neuropsicológico breve que avalia oito funções neuropsicológicas por meio de 26 subtestes. Ele abrange orientação, atenção, percepção visual, memórias (de trabalho, episódica, semântica), habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. Sua utilização possibilita aos profissionais não só a avaliação e diagnóstico, mas também o prognóstico e o delineamento terapêutico.
A partir dos 2 anos e meio
A SRS-2 é uma escala utilizada na avaliação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), permitindo a mensuração e classificação dos sintomas em níveis leves, moderados ou severos. Ela avalia globalmente e de forma específica, agrupando os sintomas em subcategorias conforme o DSM-5 e Subescalas de Intervenção. Essa ferramenta é valiosa para o processo diagnóstico, permitindo o rastreamento inicial e o planejamento de intervenções clínicas e ocupacionais. Assim, auxilia o profissional de neuropsicologia no raciocínio clínico e na tomada de decisões.
6 a 17 anos
O Teste de Atenção Visual - 4ª edição (TAVIS-4) é uma avaliação computadorizada da atenção visual, composta por três tarefas. Essas tarefas avaliam as funções atencionais de seletividade, alternância e sustentação.
Estudantes da 1ª à 8ª série do Ensino fundamental (2º a 9º ano)
Instrumento composto por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos, a partir de estímulos pouco definidos. Permite a avaliação da criatividade figural, por meio da pontuação de 12 características criativas, permitindo uma avaliação global da criatividade e avaliações de características mais e menos desenvolvidas no indivíduo. Possibilita diagnóstico para uso na clínica, escola e orientação para cursos específicos voltados para realização pessoal.
1º ao 9º ano
O Teste de Desempenho Escolar II (TDE II) foi atualizado para abranger crianças de todos os nove anos do Ensino Fundamental, mantendo sua estrutura original de três testes sobre leitura, escrita e aritmética. Ele pode ser usado para mapear o progresso da aprendizagem escolar e selecionar estratégias para melhorar o desenvolvimento, tanto em contextos clínicos quanto educacionais.
Desde o nascimento até a idade adulta (90 anos)
A Escala Adaptativa Vineland-3, é um instrumento utilizado para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas desde o nascimento até a idade adulta (90 anos). A importância deste instrumento está em fornecer a compreensão das necessidades individuas de cada pessoa, considerando os aspectos de toda a vida.
6 a 89 anos
Avalia a capacidade intelectual em adultos e é crucial em avaliações psicológicas e neuropsicológicas. Fornece medidas de várias escalas e índices, incluindo QI verbal, QI de execução, QI total, índice de compreensão verbal, organização perceptual, memória operacional e velocidade de processamento.
6 a 89 anos
A WASI é uma ferramenta de avaliação de inteligência rápida, adequada para crianças de 6 anos até adultos de 89 anos. Oferece dados sobre QI total, de execução e verbal através de quatro subtestes (vocabulário, cubos, semelhanças e raciocínio matricial), em um período breve.
6 ½ aos 89 anos de idade
É um teste que avalia as funções executivas, baseado na estimulação da flexibilidade de pensamento do sujeito, para gerar estratégias para solução de problemas com base no feedback do examinador.
6 a 16 anos e 11 meses
O WISC-IV é um teste clínico para avaliar problemas cognitivos em crianças, auxiliando na identificação de intervenções adequadas, como apoio educacional ou terapia, adaptadas às necessidades individuais. A finalidade do WISC-IV é analisar a cognição, habilidades intelectuais e resolução de problemas em crianças.
